Qual a diferença entre alimentos transgênicos e alimentos orgânicos?

Os alimentos trangênicos são alimentos Geneticamente Modificados criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Os alimentos transgênicos tem pontos positivos e pontos negativos, os positivos são basicamente:
 
  1. - Aumento da produção de alimentos; 
  2. - Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); 
  3. - Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento
 E os pontos negativos são:
  
  1. - Aumento das reações alérgicas; 
  2. - As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
  3. - Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
  4. - Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
 Já os alimentos orgânicos são muito mais que um produto sem agrotóxicos. A filosofia orgânica nasce do resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc). O objetivo é buscar a conservação do meio ambiente mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
  
A grande vantagem dos alimentos orgânicos passa pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, uma vez que a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo. “São alimentos vivos, com mais massa alimentar, ou seja, com mais nutrientes em sua composição”

0 comentários:

Postar um comentário